fbpx
Como ter uma vida equilibrada e mais saudável?

Todos desejam ser saudáveis ​​e felizes. Afinal, de que adianta trabalhar duro para ter uma vida longa e saudável se você não consegue aproveitá-la?

Embora focar em um estilo de vida saudável fazendo exercícios e comendo direito seja ótimo para o seu corpo, uma vida equilibrada significa proteger sua saúde mental e emocional também e a redução do estresse deve estar no topo da sua lista de tarefas.

Vida equilibrada: Assumindo o compromisso

Viver uma vida equilibrada significa considerar todos os aspectos da sua existência: relacionamentos, trabalho, boa forma, saúde e bem-estar emocional.

Todos nós ficamos atolados com responsabilidades profissionais e familiares de vez em quando, mas reservar um tempo para si mesmo é necessário para que você possa cumprir todas as suas responsabilidades. Todas as baterias acabam, até a sua. Portanto, recarregue o seu corpo física e mentalmente e assuma o compromisso de desfrutar de algum “seu tempo” todos os dias.

Vida Equilibrada: Aumentando a Felicidade e a Criatividade

Ser feliz dá a você uma visão melhor da vida, então você está mais preparado para enfrentar suas tarefas. O estresse, por outro lado, pode impedi-lo de aproveitar as coisas e ter um impacto negativo em sua saúde. Pesquisas médicas mostram que o estresse pode sufocar a criatividade, que é um aspecto fundamental.

Por isso, reserve um tempo para cuidar de si mesmo e se dê ao luxo de criar oportunidades criativas envolvendo atividades que você gosta e podem te ajudar na redução do estresse:

  • Reserve um tempo todas as semanas para se permitir desestressar e passe alguns minutos relaxando todos os dias.
    Levante-se alguns minutos no início da manhã para saborear uma xícara de café e algum tempo de silêncio antes que todos os outros acordem.
  • Torne as atividades diárias mais divertidas – experimente uma nova receita para o jantar, tome um longo banho fazendo uso da aromaterapia em vez de um banho rápido, ouça uma música nova ou aprenda um novo idioma enquanto se desloca para o trabalho.
  • Dedique tempo todas as semanas a um hobby que você adora ou a aprender um novo que você sempre quis experimentar – as aulas de arte, em particular, são estimulantes e recompensadoras.
  • Em vez de apenas sentar em sua mesa e devorar o almoço enquanto continua trabalhando, passe a hora do almoço fazendo coisas que você gosta, como dar um passeio, fazer uma pausa para exercícios ou ler um livro.

Uma dica que parece boba, mas é muito importante é não se esquecer de rir. É ótimo para sua saúde e pode ajudar em várias coisas:

  • Aliviar o estresse
  • Combater infecções
  • Aumentar a saúde do cérebro
  • Baixar a pressão sanguínea
  • Melhorar o seu humor

Vida equilibrada: Desfrutando de exercícios para uma boa saúde

O exercício não é algo que você deva se forçar a fazer, ou não será provável que continue. Faça algo que você goste e esteja ansioso para realizar, em vez de outra tarefa que você ficará tentado a pular.

Lembre-se de que o exercício desempenha um grande papel na redução do estresse, então reserve um tempo e motive-se para o exercício:

  • Fazendo um bom e longo treino parte de seus planos de fim de semana. Vá para a academia ou planeje uma atividade divertida – faça uma caminhada, ande de bicicleta ou jogue uma partida de futebol, vôlei ou qualquer outro esporte que te agrade.
  • Pratique algum exercício na hora do almoço no trabalho ou levante-se mais cedo e faça exercícios antes de começar o dia.
  • Agendar compromissos para exercícios, assim como você faz outras tarefas importantes, coloque o plano no papel para ficar mais motivado para segui-lo.

Vida equilibrada: fazendo tempo para comer direito

A dieta certa manterá seu corpo saudável, fornecerá energia e aumentará seu ânimo. Alimentos saudáveis ​​podem ser deliciosos e é divertido aprender novas receitas e combinações saudáveis. Além disso, cozinhar uma refeição saudável não precisa ser algo demorado:

  • Pesquise na Internet por receitas saudáveis ​​para o coração ou compre um livro de receitas focado em culinária rápida e saborosa.
  • Compre frutas e vegetais frescos prontos para comer para que você possa pegá-los onde quer que você esteja.
  • Planeje seu menu saudável para a semana que se inicia e compre todos os mantimentos de que você precisa, ter um sistema o ajudará a resistir à tentação de ligar para o entregador de pizza.

Tudo com moderação é uma frase que você ouve com frequência e por um bom motivo. Tudo com moderação significa que há um equilíbrio saudável em sua vida, então ria, ame, viva e seja saudável.

Sobre o Autor

Samy Zenun
Samy Zenun

Olá, sou o Samy Zenun, médico, especialista em pessoas. Hoje tenho como missão ajudar as pessoas a melhorarem sua saúde e qualidade de vida. Acredito que com pequenas mudanças de hábito e atitudes, todas as pessoas podem melhorar sua saúde física e emocional. Deixe seu comentário e inscreva seu melhor e-mail para receber dicas sobre medicina, saúde, desenvolvimento humano, ciência e espiritualidade.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *